Instituto Superior Técnico

Núcleo de Estudos e Projectos

Artigos de interesse

THE Asia University Rankings 2019: a superhighway to success

Destinado a fomentar a cooperação a nível regional em larga escala, o chamado Belt and Road Initiative (BRI), é um projecto que foi iniciado em 2013, e procura alargar a influência da China na Ásia, em África e na Europa, através das rotas de comércio marítimas, do desenvolvimento de infraestruturas e do investimento, estando a estratégia para o Ensino Superior focada em iniciativas de colaboração.

Engloba 70 países, que representam metade da população mundial, 1/4 do PIB e mais de 1/4 destes países constam do mais recente Times  Higher Education Asia University Rankings 2019.

Japanese universities ‘improving on internationalisation’, THE, 27 de março 2019

Os dados revelados pelo THE mostram que as Instituições de Ensino Superior (IES) japonesas estão a progredir em todos indicadores de perspectiva internacional (global outlook).

O governo japonês tem implementado diversos projectos para estimular a internacionalização do Ensino Superior desde o ano 2000, como é disso exemplo o projecto  Top Global University que financia a contratação de académicos estrangeiros e expatriados, o recrutamento de estudantes inernacionais e a criação de programas de ensino intermédio em inglês em 37 instituições.

2018

How global university rankings are changing higher education, The Economist, 19 de maio 2018

Em 1998 a China anunciou um grande plano (o chamado Projecto 985) com o objectivo de criar universidades de nível mundial, o que viria a resultar no Ranking de Xangai em 2003, com 500 instituições a nível global. Dinamizado por um professor de Ciência e Engenharia dos Materiais, Nian Cai Liu, que tinha interesse em saber que posição as universidades chinesas ocupavam no mundo, cedo verificou que “governos, universidades e outros intervenientes” de todo o mundo estavam interessados no assunto.

A criação dos rankings universitários, existem hoje mais de 20, sendo o de Xangai, o Times Higher Education (THE) e o QS os mais importantes, levou a concorrência a um outro patamar, dado que já não só as universidades e os sistemas de ensino superior que competem entre si, mas também governos e regiões.

2017

How quality of higher education should be measured by university rankings, Dr. Alenka Lalic, IEDC, Bled School of Managemennt, 18 de Janeiro 2017

O presente artigo avalia a forma com o a qualidade do ensino superior(ES)  deve ser medida pelos rankings universitários, partindo da afirmação de que a Qualidade é uma das prioridades-chave do ES.

Certo é que existem interpretações diversas sobre ‘Qualidade do ES’, em particular por parte das agências nacionais e internacionais de acreditação que se focam em atingir padrões mínimos, outras na produtividade da investigação, internacionalização ou na excelência do ensino. Os rankings medem a qualidade institucional ou dos programas com uma bateria variada de indicadores. Por sua vez, os estudantes dirão que a qualidade estará ligada à qualidade do ensino e às oportunidades de emprego. Já os empregadores exigem competências que sejam adequadas às exigências da sociedade.